segunda-feira, 24 de julho de 2017

#2 Novos Rumos | Geografia USP: Concluindo o 1º semestre

   As férias já estão terminando e eu nem postei a conclusão do 1º semestre ainda para vocês, foi mal (rs). Resolvi, então, trazer meus sentimentos sobre o primeiro semestre.
   Gostei bastante do ambiente da faculdade, todos são bem receptivos e dispostos a fazer amizade. O mais bacana de tudo isso é você se encontrar! Eu não acreditava 100% naquele estereótipo de estudante de humanas, mas depois que conheci a FFLCH, passei a acreditar! E o mais interessante é saber que você de alguma maneira faz parte disso, é demais!
   Mas vamos falar sobre as matérias. Confesso que esse semestre estava tudo muito denso, parecia que todas as matérias estavam tratando do mesmo conteúdo, mesmos autores, tudo muito igual. O que me desanimava um pouco. Entendo que a maioria dos professores queriam dar uma boa base para introduzir suas disciplinas e, por isso, adotaram teorias em comum. Esse "lance" das disciplinas estarem bem densas e repetitivas melhorou com o decorrer do semestre (Graças a Deus).
   Tive 5 matérias nesse semestre, vou comentar um pouco sobre o que achei de cada uma delas. 

  1.  Introdução à cartografia: Essa foi a melhor matéria do semestre! Foi a disciplina que eu consegui aprender mais e absorver informações importantes para o mundo da geografia. Era a matéria que eu tinha mais medo do semestre, porém foi a mais gostosa! Nossa professora contribuiu muito para isso, sério, que mulher! <3 
  2. Fundamentos Econômicos, sociais e políticos da geografia: Essa matéria foi um pouco confusa pra mim, acho que eu não conseguia acompanhar direito a aula do professor, porém ele ganhou o troféu de professor mais fantástico do semestre! Ele passa uma imagem de segurança e de domínio de conteúdo que era incrível de ver. Ele não dava aula, dava palestras! Essa disciplina foi a que eu consegui a maior nota (rs).
  3. História econômica geral e do Brasil: Essa era a matéria que eu estava mais ansioso para estudar, porém foi um desastre. A professora que ministrou essa disciplina simplesmente disse que não ia dar o conteúdo correspondente, apresentando, então, a história da ciência e teorias do fim do mundo. Tipo... Oi? kkk. Embora esses infortúnios, a professora foi tão legal e era muito divertida. Por isso não fiquei com raiva dela como 95% da sala ficou.
  4. Fundamentos naturais da Geografia: Essa matéria é uma espécie de "introdução à geografia física", porém aprendi muito mais sobre veganismo/ budismo / como viver sem tecnologia. O professor era bem engraçado de uma maneira natural. Queria ter aprendido, de fato, os fundamentos naturais, mas valeu a experiência. 
  5. História do pensamento Geográfico: Essa ultima matéria foi, de longe, a mais difícil do semestre! Não gostei nenhum pouco da maneira como foi abordada e não curti o conteúdo também. O único ponto positivo, pra mim, foi o amplo contato com diversos geógrafos através da história, o professor conseguiu fazer isso muito bem.
   Em suma, leitores, foi isso. Gostei bastante desse semestre, obtive umas notas razoáveis e consegui absorver bastantes conteúdos que serão fundamentais nesse caminho em busca de ser um geógrafo!
Al - Idrisi (1110 - 1166)

Nenhum comentário:

Postar um comentário