quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

#4 [Resenha] Um livro em uma hora

   E ai, leitores! Hoje trouxe uma dica rápida para quem está querendo ler um livro curto e incrível! É sempre bom termos um livro para lermos "rapidão" e aumentar nossa lista de livros lidos, não é mesmo?! Então bora lá. Hoje vamos conversar sobre "O Flautista misterioso e os ratos de Hamelim" 
   Essa história abordada em forma de literatura de cordel por Braulio Tavares, foi uma ideia super inteligente, uma maneira de conduzir a manutenção dessa lenda incrível surgida na idade média e que rodou o mundo todo. Com essa edição de Braulio, essa linda lenda está fincada na raiz de nossa cultura brasileira. Especialmente pela rica cultura nordestina. Mas vamos lá. 
"Leitor, espere um momento
e preste atenção em mim.
Vou lhe contar uma história 
com começo, meio e fim, 
de um caso acontecido
na cidade de Hamelim." 
   Assim começa esse livro, e como não se encantar com essa jogada de rimas ricas logo no começo, pois bem, a utilização dessas rimas acompanharão todo o decorrer da história, o que caracteriza a literatura de cordel. 
   A narrativa começa quando a tranquila cidade de Hamelim é invadida por milhares de ratos, ratos por todas as partes. Os moradores assustados (gostei dos moradores, por mais que a convivência da sociedade de Hamelim não seja abordada nesse livro, senti uma rica cultura familiar dos cidadãos) procuram encontrar alguma maneira de combater essa situação. Nesse momento é nos apresentado os maradores questionando as questões políticas e inclusive os políticos da cidade, que não tomavam as providências. Até que chega um Flautista misterioso que consegue expulsar toda a rataria, a serviço do prefeito, que lhe prometeu uma boa recompensa. Mas ao término de seu trabalho, o prefeito não cumpre o acordo que propôs com o Flautista, o que deixa o flautista irritado, consequentemente ele começa a tocar uma musica sem parar em sua flauta, e todas as crianças de Hamelim começam a segui-lo.... O desfecho dessa linda história vocês terão que ler, porque seria spoiler. 
  É uma linda e triste história, que assombrou várias sociedades na Idade Média. Ma fiquem tranquilos. 
  Eu super recomendo essa leitura, gente separem uma "horinha" do dia de vocês e leiam essa maravilha!
   Minha nota: 5 / 5 

Espero que tenham gostado dessa dica rápida. Comentem aqui quem já leu! =)

2 comentários:

  1. Não li, mas a resenha me deixou interessada
    Adorei, ainda mais pelas rimas em abundância, que dão um toque especial no trabalho.
    Viva os poemas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, leia esse belo trabalho, você vai gostar!
      Viva os poemas!

      Excluir